Estudo de Casos TGA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O problema de Waldemar Lemos

5 participantes

Ir para baixo

O problema de Waldemar Lemos Empty O problema de Waldemar Lemos

Mensagem  admdinamica Qua Set 17, 2008 10:56 pm

Diante dos problemas existentes em sua indústria, Waldemar Lemos solicitou a assessoria de um consultor de empresas. Depois de um cuidadoso diagnóstico da situação da indústria, o consultor elaborou um longo relatório no qual mencionava, entre outras coisas, que a empresa somente se preocupava com sua área industrial, que a visão predominante na empresa era tipicamente mecanicista, com uma abordagem de sistema fechado, que os operários eram superespecializados,
os gerentes tinham uma visão microscópica de seus subordinados e os gerentes se preocupavam mais em como fazer as coisas do que com o que fazer. O que o consultor queria dizer com essas afirmações?

admdinamica
Admin

Mensagens : 39
Data de inscrição : 09/09/2008

https://admdinamica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O problema de Waldemar Lemos Empty Re: O problema de Waldemar Lemos

Mensagem  Jaqueline Qui Set 25, 2008 1:07 am

Essas são as críticas feitas aos Princípios de Taylor.A empresa implantou-os, e agora sente os reflexos negativos dessa atitude.

Jaqueline

Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O problema de Waldemar Lemos Empty O problema de Valdemar Lemos

Mensagem  Estevão Sex Set 26, 2008 12:43 am

O consultor queria dizer que o método de realização das tarefas deve ser alterado. O consultor sugere que os gerentes mudem de postura quanto ao modo de liderar seus subordinados e que para haver melhorias na empresa seria necessário preocupar mais em saber o que fazer do que como fazer.

Estevão

Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O problema de Waldemar Lemos Empty RE: O problema de Valdemar Lemos

Mensagem  Fabiana Lima Ter Set 30, 2008 8:26 pm

Que Waldemar Lemo aplicou os princípios da Administração Científica mas ele não soube adequar esses princípios aos dias de hoje e as necessidades de sua indústria e o consultor apontou exatamente aquelas falhas que foram observadas ao longo da aplicação da Administração Científica.
Quando ele diz que a empresa era tipicamente mecanicista ele quer dizer que ela se restringe ás tarefas e aos fatores diretamente relacionados com o cargo e a função do operário, da pouca atenção ao elemento humano e vê a organização como um " arranjo rígido e estático de peças"
Quando ele se refere a abordagem de sistema fechado ele se refere ao fato de visualizar somente aquilo que acontece dentro de uma organização, sem levar em conta o meio ambiente em que ela está situada.
Quando ele relata que os operários eram superespecializados ele critica a forma de organização de tarefeas que privam os operários da satisfação no trabalho, e que violam a dignidade humana.
E por fim quando ele menciona a visão microscópica que os gerentes tem de seus subordinados e a preocupação que os mesmos tem em como fazer as coisas em detrimento do que fazer ele está criticando a forma de visualizar o cada empregado individualmente, ignorando que o trabalhador é um ser humano social e a preocupação com o como e não com o porquê da ação do operário, respectivamente.

Fabiana Lima

Mensagens : 29
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O problema de Waldemar Lemos Empty Re: O problema de Waldemar Lemos

Mensagem  Solange Qua Out 01, 2008 5:16 pm

Concordo com as respostas dos meus colegas. Os principios de Taylor foram aplicados, porém se perdeu o foco da empresa, das funções, e todos ficaram retidos a movimentos e modos de execução. A meu ver, a solução seria muito simples. Os funcionários já sabem como desempenhar, só é preciso alertá-los de que a produção segue em frente, e se possivel ampliar um pouco a visão dos mesmos, até mesmo como incentivo para melhor desempenho.

Solange

Mensagens : 15
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O problema de Waldemar Lemos Empty Re: O problema de Waldemar Lemos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos